quarta-feira, 4 de maio de 2011

Seria Danilo Gentili (CQC) um iconoclasta?


A aproximadamente um ano atrás, Danilo Gentili (integrante do CQC) ao participar de uma entrevista, fez a seguinte declaração: “Queria ser pastor, mais cansei da palhaçada, então virei humorista”. Cômico e preocupante tal posicionamento. Ainda mais, se for levado em consideração que o mesmo foi participante da Igreja Batista , onde chegou a ser líder de jovens e desejou seguir a tão difamada (infelizmente isso em nossos dias) carreira eclesiástica. Porém, como todo mortal que começa a adentrar no “seio administrativo” e tem um pouco de sanidade na mente, começou a se enojar do que viu, das inúmeras falhas existentes e envolventes do “próprio sistema”. Assim sendo, em suas próprias palavras, decidiu por não querer mais saber de igreja por enquanto”.

Sou filho de pastor e sobrevivente das podridões que ouço sobre pastores e líderes e que mesmo assim não desisti da real Noiva do Cordeiro, assim como não desisti de tentar trilhar o verdadeiro Caminho e muito menos abrir mão da minha cruz.

Entretanto, isso não tem acontecido com muitos, a semelhança de Gentili e, infelizmente, é uma dura realidade. O sarcasmo, o falso amor, a idolatria, o falso evangelho têm inundado os pequenos grandes púlpitos-palanques das “i”grejas. Semelhantemente, após observar alguns blogs, achei interessante a colocação do Alessandro Cristian que coloca:



Cansei de ver pastores comprando por milhões de reais jatinhos particulares enquanto a maioria dos irmãos tem como meio de locomoção apenas uma bicicleta.
Cansei de ver pastores de BMW, Honda Civic, Peugeot, Crossfox enquanto a maioria esmagadora da membresia vai aos cultos a pé ou de ônibus.
Cansei de ver pastores morando em coberturas à beira-mar enquanto os dizimistas por vezes moram em casas humildes, quando não em submoradias.
Cansei do nepotismo pastoral/pastorado hereditário, afinal pastorado é um dom de Deus (Efésios 4.8-11), para o qual é necessário realmente ser chamado por Ele, e não porque assim o papai quis.
Cansei de ver tantos gastos com “presentinhos” e “mimos” para pastores enquanto missionários e cristãos em geral padecem necessidade não só pelo mundo afora, mas também ao alcance de nossos olhos.
Cansei de ver supostos Cultos em ação de graças (pela passagem de datas natalícias, aniversários de casamento, etc.) se transformarem em verdadeiro exercício de idolatria ao homem e babação de ovo, mesmo sendo realizados dentro da Casa de Deus.
Cansei de ver tanta pseudoespiritualidade de homens que querem "determinar", isto é, dar ordens a Deus.
Cansei de ver "campanhas" de venda de bênçãos, semelhantes à venda de indulgências da Idade Média, uma vez que nada mais são do que maneiras de se lucrar (com má fé) com a (boa) fé alheia.
Cansei de ver entrar tanto dinheiro nas igrejas e ainda assim alguns templos se encontrarem em estado deplorável, e muitos irmãos sem o pão à mesa (tão diferente da igreja primitiva – Atos 2.42-47).
Cansei de ver tanta gente vendo Deus como apenas uma fonte de renda. (grifos nossos)

Com certeza, Danilo Gentili não é um iconoclasta, mas, tomou posicionamento como se fosse ao se opor aos estragos cometidos pelo homem à Igreja. Como disse Cristo, viriam aqueles em que, “se possível fosse, até enganariam os eleitos”. Quer você acredite ou não em eleição, discorde, aceite, mas simplesmente pense, isso ainda faz bem.

Descruzemos nossos braços diante dessa cegueira, já que está tão visível aos olhos do mundo e continua invisível aos olhos de quem se diz ser cristão ou mesmo praticante da fé. E, para encerrar, lhe deixo três opções: ser como o Gentili que “abandonou o barco” continuar com os braços cruzados ou; ficar inconformado com o que tem sido feito nos templos religiosos cristãos e decidir fazer a diferença diante de uma geração que tem se corrompido atrás do “poder”.


A escolha é sua. Optei por ser iconoclasta. E você?


Postado anteriormente em IDE (iconoclastasdoevangelho)

2 comentários:

Márcia Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcia Gabriela disse...

Fico com a última opção :)
Até pq é o que a Bíblia nos exorta a fazer em Romanos 12:1
"Não vos conformeis com este mundo"
Que venhamos a ficar inconformados mesmo e ir além disso, "tranformando-nos pela renovação
do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.


=**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...