sexta-feira, 6 de maio de 2011

A omissão do mudinho



Estava conversando com uma amiga sobre um dos maiores defeitos, problemas e desleixos das lideranças atuais. Qual defeito seria esse? A OMISSÃO! Para muitos ela se passa despercebida além daqueles que acreditam que não precisam entrar nesse mérito ou mesmo falar da vida alheia.

Porém, e quando esse tipo de atitude é voltada para e por aqueles que compõem, como disse Judson de Oliveira, as “cadeiras vermelhas dos púlpitos” é que mora o maior perigo. O famoso ato de “colocar tudo embaixo do tapete” tem matado muitos cristãos, sejam estes novos ou velhos na fé; se formos um pouco mais adiante, talvez, nem precisamos entrar em detalhes se for relacionado o tamanho do descrédito pelo qual a igreja e os “evangélicos” passam.

Após a conversa com essa amiga deparei-me com meu momento de leitura bíblica que falava... consegue imaginar sobre o que? Isso mesmo. A OMISSÃO! Paulo argumenta e contra-argumenta com a igreja de Corinto por tamanha displicência no que considera o cuidado para com as ovelhas. Em 1 Coríntios 6.1-2 ele expressa:

Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.

Tem-se criado um “hábito” por meio de algumas lideranças (e espero que seja uma minoria) em ocultar alguns “pecados” ou erros grosseiros por parte de algum participante de determinado grupo ou também participante das “cadeiras vermelhas” para preservar a pessoa.

Mas o meu maior incômodo é que não se trabalha para a correção dos erros. Simplesmente faz-se de conta que nada acontece e que não há pecado nenhum para ser escondido. Os zumbis andam pelas igrejas com os caixões lotados de ossos e carregados de flores murchas como se tivessem presentes e um jardim para oferecer na nave do templo.

Paulo, em sua notória simplicidade e seriedade é inflexível quanto as atitudes esperadas por quem se tem conhecimento desse tipo de atitude:

Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. 1 Coríntios 5.9-11

Não estou dizendo que não temos que cuidar das pessoas. Não estou dizendo que devemos deixar as pessoas morrerem sem receberem o devido cuidado. Só estou afirmando que não cabe a nós “colocar” os tesouros nos vasos de barro como se fôssemos nós os donos das obras. O apóstolo dos gentios sempre se esforçava para investir o seu melhor para o crescimento e propagação do evangelho.

Aos críticos que sempre passam por aqui e pensam que não erramos (eu principalmente) vivemos em constante conflito e batalha e utilizando dos dizeres novamente do notório gentil acima citado que, sem réplica, atracava seus defeitos em “fazer o que não quer” mas não usava isso de desculpa para não se esforçar para mudar, já que em Romanos 6 ele afirma que “não iria continuar a pecar para abundar em graça”.

Se você é liderado, busque ajuda. Cresça e não desmereça a obra como se nada fosse. Se você é líder, dê o devido valor Àquele que pagou um alto preço para que chegássemos aonde estamos hoje. Erramos sim, porém o mudinho não fala por não poder, mas nem por isso ele deixa de gesticular quando percebe o erro. Se ele não fala e não se omite, que posição você que pode falar vai tomar?


Postado anteriormente em IDE (iconoclastasdoevangelho)

5 comentários:

Márcia Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

então Isaque, eu sempre me pergunto se é um problema só da liderança. O que nós estamos fazendo? sim o que estamos fazendo? quando vemos nosso irmão caindo ou mesmo caminhando rumo ao abismo?

Isaque Vitor disse...

Se formos partir do pressuposto de que para agirmos dependemos de algum líder, com certeza estamos de braços cruzados a algum tempo (com certeza existem exceções).
Se formos entrar no fato de que EU (nesse caso só posso falar por mim) tenho feito algo, por menor que seja, tenho evitado ignorar algumas coisas que acontecem ao meu redor. Obviamente não posso dar suporte a tudo e cabe-me escolher o que fazer.
Agora, o que NÓS estamos fazendo demonstra de certa forma uma redundância de valores e favores já que fico impossibilitado de fazer algo por muitos. É importante citar que há diferença em um fazer para alcançar muitos e muitos fazerem para alcançar um. Acredito que a discussão não se baseia na quantidade de pessoas alcançadas, mas no que tem sido feito.
Então, se fores líder, podes comentar comigo o que tens feito em sua igreja para alcançar essas pessoas. Se não fores podes dizer também porque isso não é inerente somente de uma única pessoa ou grupo.
Finalizo parafraseando as palavras de Paulo que diz "não tenho por mérito pregar o evangelho já que esta é minha obrigação".
Obrigado por sua participação.

Que o Eterno, em Cristo, continue lhe abençoando grandemente.

Anônimo disse...

Bem eu não sou líder, e o meu comentário partiu de um fato que aconteceu na data da postagem do seu texto, onde: uma pessoa ao comentar algo que tinha presenciado de um adolescente "evangélico" dando encima de certa mulher e a convidado para fazer sexo. Entre palavras e gestos obscenos. E a pessoa que me contou, dizia isso aos risos... Eu perguntei por que o riso e a pessoa se limitou a dizer aquele pirralho nossa foi de mais eu só conseguia ri (a pessoa dizendo). Por isso, eu quando vi o teu texto fiz tal comentário; ora porque ao invés de ficar passando tal historia a diante aquela pessoa não chamo o rapaz e o aconselhou, dai em breve teremos mais um morto e então será responsabilidade do pastor. Mas e o irmão porque não fez nada? E tantas vezes amigos ou pessoas próximas dizem seus desejos de saciarem a concupiscência da carne e muito se calam os mesmo que depois exigem que o pastor tome uma posição veja bem não estou com isso defendendo nenhum líder apenas comentando o que vejo muito acontecer. Porque muitos de nos tem se calado quando podiam intervir tem sido apenas espectadores para comentarem o assunto mais tarde e passar adianta a fofoca. Desculpe a demora em responder to só com a net do celular esse fds.
Ass:Napoliana

Isaque Vitor disse...

Compreendo Napolitana. Quanto a demora, não tem problema.
Com relação ao aconselhamento ou mesmo o cuidado nós (não sei quanto a você, mas irei me incluir nesse grupo) optamos pela omissão por ser mais vantajosa e precisar de menos trabalho.
O comodismo da omissão não se compara com o trabalho para discipular ou ensinar as escrituras à alguém.
Então, tenho me esforçado para tentar ensinar sobre a Verdade a quem estiver ao meu alcance. Caso seja possível para você, inicie também essa prática.
Obrigado pela participação e enriquecimento aqui no blog.
Deus abençoe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...